Quantidade de Páginas visitadas

             

      ♦  PROFESSOR GUIDO STRAUBE

Nasceu em Curitiba em 30/06/1890 - faleceu em 21/01/1937.

Professor catedrático de história natural do ginásio Paranaense, atual Colégio Estadual do Paraná, de 1919 a 1937, onde foi diretor de 1932 a 1937.

Professor catedrático do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Paraná, e 1918 a 1937.

Cirurgião-dentista formado em 1917, pela Universidade Federal do Paraná.

Naturalista

Autor de diversos livros e artigos.


   ♦  COLÉGIO ESTADUAL “PROFESSOR GUIDO STRAUBE”

Reunida a congregação de Ginásio Estadual das Mercês, em dezembro de 1965, é aprovada, por unanimidade, a indicação do nome de “Professor Guido Straube” para patrono daquele estabelecimento, localizado na rua Jacarezinho,1680, no bairro das Mercês.

A proposta, depois de devidamente analisada pelos órgãos competentes da Secretaria da Educação e Cultura, é encaminhada pelo titular da Pasta, Dr. Lauro Rego Barros, com exposição de motivos, ao Governador do Estado. Em 30 de dezembro é baixado o Decreto nº 20.360, denominando de Ginásio Estadual “Professor Guido Straube” o Ginásio Estadual das Mercês.

Deu-se a inauguração no dia 21 de janeiro de 1966, dia do 29º aniversário de falecimento do homenageado. Constou a solenidade do descerramento, pela viúva, de uma placa de bronze, com o perfil e dados de nascimento e morte, oferecida pela família tendo, na ocasião, falado o dr. Lauro Rego Barros, dando os motivos da homenagem e historiando o seu tempo de estudante e aluno de Guido Straube; o professor Manuel Siqueira em nome da Congregação do Ginásio, e o autor desta biografia, em nome da família. Compareceram, alem do Secretário da Educação e Cultura, familiares, professores do Estabelecimento, alunos e ex-alunos, educadores, Dom Jerônimo Mazzarotto, bispo auxiliar de Curitiba, os professores Francisco José Gomes Ribeiro e Francisco Villanueva, ex-diretores do Ginásio Paranaense, o professor Valdemiro Teixeira de Freitas, o professor Dyonil Bond Carneiro, diretor do Departamento de Educação, a Dra. Cleusa de Paula, Inspetora Seccional do Ministério da Educação, e o representante do Diretório Acadêmico “Guido Straube”.

...  "

(trecho transcrito da obra “Guido Straube - Perfil de Um Professor", de autoria de Ernani Costa Straube – Curitiba – Editora Gráfica Expoente Ltda, 1992-135 p.il.)


Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Presidente Kennedy, 2511 - Guaíra - CEP 80610-011 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito